Decoração atual para Sala Pequena – 10 Dicas Infalíveis


sala pequena decorada modernaDescubra as melhores soluções para fazer da sua sala pequena a melhor divisória da casa. Não é por ser pequena, que não pode ter a sala de estar com que sempre sonhou!

Está à procura da melhor forma de como decorar uma sala de tamanho modesto? Então está no lugar certo. Fomos à procura e reunimos para si as melhores ideias e os truques infalíveis para tirar o máximo partido de salas de estar pequenas. Desde o tipo de mobiliário a escolher, às melhores soluções de arrumação, passando pela escolha de esquemas de cores, estas dicas vão ajudar-lhe a maximizar o espaço que tem, sem abdicar do estilo e do conforto.

Deixe-se inspirar por estas soluções, cedidas pelos melhores especialistas na área do design e decoração, e desfrute ao máximo da sua sala de estar pequena.

  1. Escolha mobiliário de tamanho reduzido, ajustado à dimensão da sua sala. Não precisa de sair comprando sofás de tamanho XL, que ocupam a divisão inteira, nem de mesas compridas com várias cadeiras para acomodar dezenas convidados, e muito menos de telas de televisor que parecem de cinema. O que não falta no mercado são peças de mobiliário bem originais e cheias de estilo, ajustadas a espaços pequenos. Confira algumas delas, que escolhemos especialmente para si, que procura as melhores soluções de como decorar salas pequenas;
  2. Aposte nas plantas. As plantas adicionam sempre vida, frescura e estilo a uma casa. Além disso, ter plantas numa sala ajuda a acrescentar profundidade à divisória. Segundo os especialistas, os melhores sítios para colocar vegetação são os cantos da sala (pois ajudam a suavizá-los), e ao lado ou atrás de sofás e poltronas. Hoje em dia, as plantas assumiram um lugar obrigatório em quase todos os espaços de uma habitação, tornando-se verdadeiras peças de decoração. Nunca o investimento num vaso de design fez tanto sentido;
  3. Experimente peças de mobiliário de material transparente, de vidro ou acrílico. Peças feitas de vidro ou acrílico são das melhores escolhas para espaços reduzidos, como uma sala pequena, dado que não roubam espaço visual ao compartimento. Exemplos de peças feitas destes materiais que resultam muito bem em salas de estar pequenas são mesas auxiliares, mesas de refeição e cadeiras. Deixamos de seguida as nossas sugestões de utilização deste tipo de mobiliário na decoração de salas pequenas:
  4. Opte por mobiliário com várias funções. Nada melhor que uma mesa auxiliar esconda também alguns assentos extra para quando recebe convidados. Em habitações com pouca metragem, opções de mobiliário que conseguem assumir mais do que uma função fazem todo o sentido, contribuindo para aumentar o espaço disponível. Apresentamos aqui várias das muitas opções disponíveis no mercado:
  5. E porque não mandar fazer armários embutidos, feitos à medida da divisória? Para aproveitar ao máximo o espaço disponível, e ter sempre tudo organizado e arrumado (uma das chaves de sucesso de salas de estar pequenas), nada melhor que armários feitos à medida.
    Com móveis planejados especialmente para a sua sala de estar, vai poder aproveitar toda a altura da mesma para poder arrumar livros, loiças e outros objetos da sala, bem como expor suas peças de decoração preferidas (como aquela lembrança que trouxe da última viagem de férias que fez, aquele presente especial que ganhou no seu aniversário, ou até aquela peça cara que nem devia ter comprado, mas não resistiu porque simplesmente era a sua cara).
    Porque não dedicar uma parede inteira para este efeito, em vez de ter várias peças para arrumação salpicadas pela divisória, consumindo espaço tão precioso? E porque não fazer da estante de arrumação uma das peças de decoração central da sua sala pequena?
  6. Não se esqueça dos espelhos. Peça incontornável em praticamente todas as salas de estar e de jantar, ainda se torna mais indispensável numa sala de uma casa pequena. Um espelho consegue criar a ilusão de que a divisória é de maiores dimensões do que na realidade é. Se o espelho for colocado na parede em frente a uma janela com entrada de luz, além de criar a ilusão de maior amplitude da sala, ainda consegue aumentar a luz que entra na mesma. Se optar por colocar uma parede inteira com espelho embutido, vai conseguir maximizar esta ilusão – a divisória parece prolongar-se no espaço;
  7. Jogue com as cores. Neste ponto, as opiniões divergem entre os especialistas da área do design de interiores. Há quem defenda uma palete de brancos e cores claras para fazer uma sala pequena parecer maior. Outros  entendidos na matéria discordam e aconselham que se arrisque na hora da escolha das cores. Portanto, a verdade é que não há regras de ouro, no que toca a cores para espaços pequenos. Mas alguns truques podem valer-lhe na hora da escolha de decorar uma sala pequena:
       
    • pinte o teto de cor mais clara que as paredes da divisória;
    •  

    • pode optar por aplicar papel de parede numa das paredes da sala, mas neste caso aconselhamos padrões de riscas – riscas verticais se quiser que a divisória pareça mais alta, e riscas horizontais se quiser que pareça mais ampla;
    • se não gostar de riscas, ou quiser variar, pode sempre escolher outros padrões de papel de parede, desde que sejam padrões com orientação vertical, como os que apresentamos de seguida, que têm o mesmo efeito que as riscas verticais:
    • na escolha do papel de parede, opte por padrões com a cor branca (ou cor clara neutra) em primeiro plano ou plano de fundo, e a outra cor dentro dos tons escolhidos para a mobília e chão, dando a sensação de maior amplitude da sua sala pequena;
    •  

    • use cores ousadas, se for esse o seu gosto, mas limite-as a pequenas áreas ou a alguns apontamentos da divisão, para causar um grande impacto visual, sem carregar demasiado o ambiente. Exemplo disso pode ser uma poltrona ou mesa auxiliar de cor mais viva, ou um tapete de padrão colorido, fazendo contraste com o ambiente circundante de cores mais suaves e claras. Ora veja…

  8. Pense na vertical. Não decore as salas só pensando nas coisas dispostas horizontalmente. Ao distribuir elementos de decoração e arrumação no sentido vertical, estará a convidar as pessoas a passearem os seus olhos para cima e para baixo, o que dará também maior sensação de amplitude do espaço. Exemplos de decoração vertical de salas pequenas:
  9. Na hora da escolha do sofá, a solução é pequeno, sem costas ou nenhum mesmo. Um sofá, apesar de ser a peça principal de uma sala, também tem que se adaptar ao espaço reduzido da divisória, caso contrário corre o risco de monopolizar a mesma, sobrecarregando o ambiente. É neste sentido que falamos em opções de sofá pequeno, sofá sem costas para diminuir a presença do mesmo, ou, por incrível que possa parecer, abdicar dele e pronto. Sim, há quem abdique do sofá tradicional, e o substitua, sem pensar duas vezes, por poltronas confortáveis e estilosas, bem como por cadeiras de design bem originais. Uma sala não tem que ficar para sempre prisioneira do elemento sofá. Ora veja o que reunimos para si:
  10. Se o espaço de sala é também de refeições, é preciso maior cuidado com a escolha e disposição dos móveis. Num espaço pequeno, que para além de sala de estar ainda serve como zona de refeições, a escolha do conjunto de mesa e cadeiras tem de ser muito criteriosa, para que no final, as duas zonas divisão coabitem em harmonia, sem engarrafamento. Confira:

E era isto que queríamos partilhar com você, querido leitor, no que toca à decoração de salas pequenas. Esperamos que tenha gostado e tirado daqui algumas ideias para colocar em prática, na busca da decoração ideal para o seu apartamento pequeno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *