Decoração de Casas Pequenas – O Derradeiro Guia!


apartamento pequenoMuitos de nós se encontram a morar em casas ou apartamentos pequenos, uns por opção e outros por necessidade, mas todos queremos tirar o melhor partido possível do espaço em que vivemos. Escolher a decoração certa para casas pequenas pode fazer toda a diferença, podendo ajudar a ampliar o espaço existente e a dar uma sensação de fluidez às varias divisões. Abdicar de espaço não tem de ser sinónimo de renunciar ao conforto, bem-estar e qualidade de vida!

No que toca a decoração de casas pequenas, não há regras de ouro, nem fórmulas infalíveis mas podemos sempre tentar seguir algumas linhas de orientação usadas pelos profissionais da área da arquitetura e design de interiores, que partilhamos consigo já de seguida.

Mais do que tudo, prepare-se para desfrutar da sensação de aconchego de uma casa pequena!

Mas se o que procura mesmo é fazer a divisão da sua casa ou apartamento pequeno, veja antes este nosso artigo de Divisão de Casas Pequenas.

Faça uma planta do imóvel e organize as ideias. Nada melhor que uma planta detalhada das divisões do seu apartamento pequeno para planear e melhor organizar o espaço que tem disponível. O processo de planejamento de uma casa, ou de uma divisória, ajuda imenso no aproveitamento de um espaço reduzido. O planejamento permite também ajudar a identificar que peças de mobiliário precisa adquirir na decoração de uma casa pequena.

planejamento casas e apartamentos        planejar decoração em planta de casa

Não tente mobilar a casa toda de uma só vez. Comece pelos essenciais. Numa habitação, seja grande ou pequena, há peças essenciais que devem ser escolhidas primeiro, como a cama e o sofá. Estas peças de maior importância num apartamento devem ser selecionadas com cuidado, e onde devem ser feitos os maiores investimentos pois são peças de maior uso, que ocupam lugares centrais nas divisórias principais e que suportam o peso do nosso corpo durante horas. Tudo o resto deve ser escolhido depois, e de acordo com estas peças. Assim, o conselho dos especialistas é comprá-las e viver com elas durante algum tempo até comprar outros móveis e objetos para adicionar.

Essenciais da casa - Camas com gavetas    sofá - peça essencial da casa

Organize cada divisória de acordo com o uso que faz dela. Disponha o mobiliário de forma a melhor servir o seu dia-a-dia e suas necessidades. Ter as coisas que mais usa à mão, vai lhe poupar muito tempo no seu dia. Invista o seu dinheiro nas áreas da moradia que mais utiliza. Se usa a mesa de refeições para trabalhar, invista numa boa mesa, que seja a sua cara, e que sirva da melhor maneira estas duas funções.

Opte por arrumação vertical. Na hora da escolha de estantes para arrumar seus livros, documento e outros objetos que precisem de estar organizados, procure opões de arrumação que sejam estreitas e altas, para não ocuparem muito espaço no chão. De preferência, aproveite o espaço disponível até ao teto para arrumar. Outra opção são prateleiras suspensas na parede. Confira as seguintes ideias:

Arrumação vertical - poupar espaço em casas pequenas  Arrumação vertical - decoração espaços pequenos  Arrumação vertical - estantes para livros - embelezamento apartamentos pequenos

Escolha móveis multifunções. Uma mesa auxiliar de sofá dá sempre jeito, mas uma mesa auxiliar com possibilidade de arrumação por baixo dá duplo jeito numa casa pequena ou apartamento modesto. Um móvel com dupla função é sempre bem-vindo no processo de decorar um espaço pequeno.

Cama com gavetão de arrumaçãoTabua de passar e escadoteMóveis multifunções - ideais para arrumar

Faça-se luz! Num apartamento ou casa pequena, a iluminação é rainha! A iluminação certa tem o poder de transformar totalmente uma divisória, especialmente se for pequena. Sempre que possível, faça proveito da luz natural, e isto usando mobiliário a baixa altura e fora das entradas de luz, colocando espelhos na decoração, e optando por cortinas e estores que deixem entrar o máximo de luz possível.

Quanto à iluminação artificial, certifique-se que tem suficiente luz ambiente, e bastante claridade para as áreas de trabalho do lar. Nada pior que uma zona de trabalho, como uma secretária ou bancada de cozinha, mal iluminada.

Iluminação de sala pequena

iluminação de sala   quarto moderno - iluminação

Tenha um lugar certo para (arrumar) tudo. É importante investir na arrumação e organização do seu espaço para que não tenha coisas largadas pela habitação durante meses, sem lugar certo para as arrumar. Estes objetos vão-se acumulando, tornando o seu apartamento ainda mais pequeno do que ele já é. O que teimar em não ter um lugar pode precisar de ser avaliado: será que é mesmo preciso ou poderá se livrar dele, ganhando mais espaço no seu lar?

Aproveite a zona do lavatório da cozinha para outras funções. Porque não aproveitar a zona da pia da cozinha para servir de espaço de bancada extra, nas ocasiões em que não está fazendo uso dela? Outras opções para colocar por cima do lavatório podem ser especialmente úteis em apartamentos pequenos, com falta de espaço.

solucoes para aproveitamento do espaco sobre pia cozinha   aproveitamento espaço acima da pia da cozinha

Mande fazer mobiliário por medida, que se ajuste ao reduzido espaço que tem. Se tiver possibilidade no seu orçamento de mandar fazer mobiliário por medida, através de um planejamento cuidado, pode ganhar muito em arrumação, e num melhor aproveitamento do espaço limitado que tem. Sem falar no fato dos móveis feitos por medida ficarem bem melhor ajustados e mais bonitos na decoração de apartamentos pequenos. Uma cozinha planejada, com móveis feitos por medida, fica melhor aproveitada, em termos de arrumação, que uma cozinha que compre por módulos já feitos, com medidas standard.

E porque não pendurar? Pode ganhar espaço de arrumação e dar outra graça a certos espaços da sua casa, se suspender objetos de decoração ou de arrumação, em vez de os colocar diretamente no chão ou em cima da bancada ou mesa. Bons exemplos disso já de seguida:

 ideias para pendurar - ganhar espaço em apartamentos pequenos   rolo cozinha com espaço para livros

 porta garrafas suspenso   ideias para pendurar e ganhar espaco - imans magneticos para frascos

 ideias para pendurar e ganhar espaco - fruteiras   ideias para pendurar e ganhar espaco - armario do banheiro

ideias para pendurar e ganhar espaco - cadeiras extra   ideias para pendurar e ganhar espaco - suporte para bicicletas

ideias para pendurar e ganhar espaco - cadeiras de baloico suspensas   ideias para pendurar - baloiço suspenso

Ponha o seu apartamento de regime! Sim, você leu bem…de regime! E como funciona? Compre apenas coisas que tenha a certeza que vai precisar ou pelas quais se apaixonou perdidamente e acha que vão ficar a matar no seu espaço. E siga sempre a regra: Entra um, outro vai ter que sair para dar lugar ao novo! Se ficou na dúvida do “vou levar ou não?”, deixe na prateleira da loja e vá pensar para casa uns dias…o mais certo é chegar a conclusão que não é essencial na sua vida e no seu pequeno apartamento, ou nem se lembrar mais. Não se sinta pressionado por promoções de última hora, campanhas de últimas unidades e abordagens parecidas, pois são tudo estratégias de marketing para levar o consumidor a comprar, sem pensar bem se realmente precisa.

 Doar roupa - Ponha o seu apartamento de regime e ganhe espaço no closet  comprar ou nao comprar - dilemas de casas pequenas  

Deixe zonas desimpedidas de coisas em cada divisão. Deixe espaço para os olhos viajarem e a divisão respirar. Nem todos os espaços vazios e cantos das casas precisam de ser preenchidos com algo. Um espaço vazio tem a sua função numa divisória, e pode equilibrar um ambiente.

zonas vazias para equilibrar ambientes de decoração    zonas vazias para equilibrar ambientes de decoração

Prefira móveis com pés. Os móveis com pés que permitem ver o chão por baixo deles ajudam a tornar uma divisão mais espaçosa, ao contrário dos móveis compactos, que vão até ao chão. E quanto mais finos forem os pés, maior o efeito. Além disso, mobiliário com pés permite sempre uma limpeza mais fácil e rápida por baixo dele. Quem gosta de andar a arrastar móveis pesados sempre que é preciso dar uma faxina? Confira as nossas sugestões:

Móveis com pernas - decoracao de espacos pequenos   sala pequena moderna decorada

Não compre a pensar em cenários de casa cheia. Se for comprar tendo sempre em conta um cenário de casa repleta de convidados, como almoços de família e jantares de amigos, vai acabar comprando coisas a mais que vão encher sua casa ou apartamento pequeno, retirando espaço e fluidez. Os assentos que normalmente precisa para a sua vivência diária – sofá de tv, cadeiras da mesa de refeições, cadeira da secretária de trabalho, entre outros – são mais do que o suficiente para conseguir sentar 7 a 8 convidados. Mesmo assim, se a sua família é grande, ou costuma receber grupos de várias pessoas, pode sempre adquirir cadeiras extra que se fechem e guardem quando não são precisas, ou bancos empilháveis. Exemplos disso daremos já de seguida:

cadeira dobrável   bancos empilhaveis - solucoes para pouco espaco

mesa robot criativa criada pelo MIT

 Assentos extra para salas decoradas      mesa de jantar dobrável e criativa - ideias de decoração

soluções de cadeiras para poupar espaço - Mattiazzi         lugares extra para convidados - sala de estar

Tire partido do uso da cor. A escolha dos tons que vão povoar sua casa é das coisas mais importantes na decoração. A cor tem o poder de influenciar a composição de uma divisão, a perceção de espaço e o estado de espírito. As cores escolhidas para cada divisão da sua casa têm, acima de tudo, de refletir o seu gosto pessoal, o seu estilo. Logo aqui reduz o mundo de possibilidades, em termos de cores, para apenas aquelas com as quais se identifica. Depois, será explorar as várias tonalidades dentro da mesma cor, e conjugar diferentes cores.

São vários os truques que os profissionais do ramo aconselham na hora da pintura, e escolha da palete de cores da decoração, para dar mais amplitude a um espaço pequeno, como por exemplo:

– diferenciar a cor do teto da cor das paredes;

– um chão com cor escura contrastando com paredes (e móveis) de cores claras.

Pode optar pelo seguro e escolher um esquema de cores neutral, com sombras da mesma cor ou pode sempre arriscar e escolher um esquema de cores ousado, que dê aquele efeito “tcharam”. Mas, seja qual for a sua escolha, o mais importante é um esquema de cores consistente.

Escolha algumas peças de decoração grande e arrojadas. Sim, mesmo um espaço pequeno comporta (e merece) peças de decoração de tamanho XL. Por exemplo, espelhos grandes podem ajudar a magnificar o espaço, e se tiverem uma moldura vão dar uma ilusão de mais uma janela.

ryan korban  sala pequena

Depois de todas as decisões tomadas e trabalho feito, nada como sentar, relaxar e apreciar o seu novo cantinho decorado!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *