Divisão de Casas Pequenas – Formas inteligentes de separar zonas


compartimentaçao de espaço com painel de ripas de madeiraNeste artigo vai poder:

– ver as soluções existentes de conseguir criar diferentes zonas dentro de uma divisória, mantendo a fluidez do mesmo, sem precisar de compartimentar o espaço com paredes de cimento;

escolher a forma de divisão que lhe pareça a ideal para o seu apartamento ou casa pequena, dentro de tantas ideias diferentes existentes que achámos para partilhar com você.

 

Hoje em dia, os apartamentos são cada vez mais pequenos e nem sempre dividir fisicamente os diferentes espaços de uma casa com paredes é a melhor solução. Daí muitas pessoas optarem por fazerem a divisão de zonas da casa com peças de decoração, estantes e divisórias mais leves, feitas para o efeito, que quebram menos o espaço e não pesam no ambiente. Também o conceito de open space é cada vez mais aplicado na arquitetura de grandes espaços contemporâneos, para criar maior fluidez.

Reunimos para si as mais diversas soluções, de diferentes materiais, para todas as carteiras, e que pretendem ser leves o suficiente para não roubarem muito espaço (nem físico nem visual), tão valioso em casas pequenas. Pretendem-se que sejam também flexíveis, para que possa mudar a disposição da sua mobília e decoração sempre que queira ou precise.

Além da sua função de divisão de zonas numa divisória e de criação de privacidade, estas opções conseguem muitas vezes acrescentar valor ao espaço, através do seu estilo moderno e criativo. Não se esqueça que até uma peça de arte pode servir para dividir zonas num cómodo… e que bem que ela pode ficar!

 

Formas de divisão

Plantas

As plantas, além de acrescentarem sempre vida e graça a todos os espaços de uma casa, conseguem na perfeição fazer a divisão de zonas numa divisória. Várias são as possibilidades existentes, desde canteiros gigantes com plantas trepadeiras a murais de plantas suspensas.

Plantas em cabide de roupa a servirem de divisão de zonas num quarto   bloco de vasos de plantas a fazerem a divisão numa sala

plantas suspensas em suporte - painel de divisão   forma original de separar um espaço - mural de vasos com plantas

mural de plantas - vegetação vertical

vegetação vertical a fazer parede de separação

zona de canteiros com plantas a fazerem transição de zonas numa casa

 

Estantes

Utilizar estantes para separar zonas num espaço aberto é das opções mais rentáveis pois além de servir a função de dividir, permite também ganhar uma zona de arrumação em plena divisória.

estante que funciona como divisão de zonas num quarto  estante com elementos decorativos como painel de divisão

estante branca a separar sala    estante a meia altura a fazer divisao em ambiente

estante parede a dividir corredor de divisória   ESTANTE COM PLANTAS A DIVIDIR ZONAS DE ESTUDIO

estante de madeira grande a dividir sala

 

Cortinas

Uma cortina permite dividir espaços de forma leve e não permanente. Basta puxar a cortina e deixamos de ter o elemento físico no meio da divisória. Escolha bem boa para quem gosta de versatilidade num espaço. Dentro do tipo de cortina, há também a possibilidade de escolher entre a transparência e a opacidade, consoante se quer mais ou menos privacidade na zona que se criou.

estudio open space com cama separada de zona de estar por cortina   divisao de open space com cortina

cortina em tons de laranja separa perfeitamente zona de dormir do resto da divisória

cortina elegante como elemento divisor de sala e zona de refeições 

cortina verde a separar divisórias numa casa pequena

cortinas como divisao de zonas numa casa   divisao com cortinas

divisao com cortinas - casa pequena

 

Portas Deslizantes

As portas deslizantes são boa ideia para quem não abdica de um elemento físico mais formal de separação, mas que quer poupar espaço à mesma. Dentro desta opção, as escolhas de materiais são imensas.

porta de madeira deslizante a separar quarto

portas deslizantes laranja como divisão de espaços

portas translucidas deslizantes a dividirem espaços

divisao de cozinha e sala de jantar com paineis deslizantes

 

Painéis de Madeira

Entrando na área dos painéis fixos, muitos materiais podem ser usados, e até conjugados – madeira, metal, vidro, entre outros. Em termos de painéis feitos de madeira, vários são os modelos existentes no mercado, permitindo criar recantos bem acolhedores e inspiradores.

   painel de madeira com banco incorporado a fazer de zona de entrada e divisor

paineis de ripas de madeira pintadas de branco a dividir espacos

paineis de ripas de madeira a separar zonas

    paineis de madeira

divisor de zonas de madeira com aparador incorporado

Painéis de Metal

O metal permite criar painéis de divisão de design muito moderno e atual. No entanto, é também um material frio, o que dificulta a criação de ambientes acolhedores.

divisao feita com painel de metal - sala

Painel trabalhado de metal - divisor de tons acobreados  

 

Painéis de Vidro

Dada a transparência do vidro e a possibilidade da propagação da luz, separadores neste material mantêm a luminosidade e amplitude dos espaços onde são inseridos.

   paineis de vidro a separar banheiro de cama de dormir

 

Meias paredes

Com esta solução, consegue delimitar as divisões à sua maneira, sem nunca perder a sensação de espaço. Em sítios pequenos, é o ideal já que permite que não haja uma sensação claustrofóbica.

meia parede que vem de cima

meia parede a fazer de divisor de zona

 

Mobiliário

Com os móveis que já possui, sem ter que gastar dinheiro em obras ou painéis de divisão, esta opção permite-lhe fugir ao habitual (mobiliário sempre encostado à parede) e pode dar asas à sua criatividade. A versatilidade desta solução é que pode mudar a disposição dos móveis sempre que lhe apetecer.

peca_de_mobiliario_a_dividir_espaco     moveis_a_fazer_divisao_de_zonas

modulo_de_cozinha_a_dividir_zona

aparador_a_servir_de divisoria de espaco

 

Peças de arte

Que melhor escolha para fazer a divisão de ambientes na sua casa, do que peças de arte! Além de dividirem zonas, vão estar em lugar de destaque na sua casa.

arte_como_divisao_de_espaco   urban_nature_design - divisao_de_espacos_com_peca_de_decoracao

armario_e_peca_de_arte_divisor_de_zonas_em_casa

arte_como_divisao_de_espacos

biombo_e_peca_de_arte_a_fazer divisao_de ambientes

 

Painel de gesso cartonado (também conhecido por gesso laminado ou pladur)

Uma opção que envolve muito menos trabalho, tempo e sujidade do que construir paredes de concreto. Além do mais, se os quiser mudar, terá muitos menos problemas do que com verdadeiras paredes.

parede_de_gesso_laminado_a_separar_zonas_de_sala_e_cozinha

parede_de_gesso_cartonado_a_dividir_zonas_da_sala

parede_de_pladur_a_dividir_cama_de_casa_de_banho

 

Os clássicos Biombos

Os biombos são a forma mais fácil, barata e rápida de delimitar zonas dentro de uma divisória. Feitos em vários materiais, são das opções mais versáteis pois não requerem instalação, são facilmente manuseáveis e transportáveis, podendo mudar a disposição dos ambientes sempre que quiser, sem muito trabalho envolvido. Há biombos feitos em tecido, em madeira, em vidro, com portas e janelas antigas…basta ter imaginação e pode mesmo construir o seu próprio biombo, personalizado ao seu gosto.

biombo separador de divisao estofado com tecido

Biombo original    biombo_feito_com_portas

biombo_classico - divisao_de_espacos

painel_de_molduras_a_fazer_de_separador - divisoria

 

Cores das paredes ou Papel de parede

Uma forma muito mais discreta de fazer a divisão de espaços, sem precisar de gastar muito dinheiro nem adquirir mobiliário próprio para o efeito, e além disso poupar espaço, é demarcar zonas de um espaço aberto com a utilização de cores diferentes nas paredes da divisória.

cores_diferentes_para_divisao_de_zonas_em_open_space

divisao usando cores diferentes

cores_de_parede_diferentes_a_delimitar_zonas

 

Diferentes alturas do chão

Ter zonas de uma divisória a diferentes alturas no solo, sejam mais elevadas ou mais baixas que o resto, permite também criar diferentes áreas dentro de um só espaço. Esta opção pode envolver o gasto de mais dinheiro e a necessidade da ajuda de um profissional, mas o efeito conseguido é, muita das vezes, fantástico.

chao a diferentes alturas para demarcar zonas diferentes em casa pequena

divisao com diferentes niveis no chao

zoning com niveis de solo diferentes

alturas_diferentes_do_solo_a_criarem_zonas_em espaco

 

Alterações no teto

Uma forma bem original, e pouco usada, de conseguir demarcar zonas diferentes dentro de uma divisória sem a perda de espaço visual, é a utilização de apliques de materiais no teto. Além de poder apenas pintar partes distintas do teto com diferentes cores, pode também aplicar forros de madeira, tetos falsos em pladur com apliques de luz embutidas, entre muitas outras opções. Como se diz, o “céu (neste caso o teto) é o limite”.

teto_a_delimitar_zona_de_dormir

zoning com teto

 

Cabeceira de cama

E porque não aproveitar a cabeceira da cama para também separar partes de uma divisória? Em apartamentos pequenos, especialmente em estúdios, esta solução pode ser uma forma bem inteligente de poupar espaço e demarcar as diferentes zonas, sem gastar muito dinheiro com isso.

divisao de quarto e sala em apartamento pequeno - cabeceira de cama

madeira a fazer de cabeceira e de painel separador de divisao

painel trabalhado a fazer de cabeceira de cama e de secretária - divisao de espaços

cabeceira de cama a servir de divisao em quarto partilhado

 

Tapetes e Chão diferente

Outra forma versátil e barata de delimitar áreas numa divisória é a utilização de tapetes para o efeito. No caso de poder escolher e aplicar chão diferente para demarcar a transição de uma zona para outra, dentro do mesmo espaço aberto, é mais uma ideia a ponderar e que serve bem esse propósito. No entanto, é uma opção de divisão mais definitiva.

carpete a fazer divisao de zona de estar em estudio

chao diferente a demarcar transicao de zonas

zoning com diferentes solos e meia parede

 

Outras

Muitas outras opções, fixas e amovíveis, de diferentes materiais e formatos, tem à sua disposição no mercado. Resta saber as que vão de encontro ao seu gosto, e que se adaptam perfeitamente à sua casa.

espacos_dentro_de_espacos_apartamentos pequenos

 

separaçao inteligente de zonas de open space

separador de zonas e mural de arrumacao

 

9 comentários em “Divisão de Casas Pequenas – Formas inteligentes de separar zonas

  • Pingback: Decoração de Casas Pequenas - O Derradeiro Guia!

  • Março 18, 2016 em 22:24
    Permalink

    Reportagem visual incrível. De muito bom gosto e com imagens fortemente inspiradoras. Parabéns à equipe editorial.

    Resposta
    • Março 24, 2016 em 15:49
      Permalink

      Muito obrigado pelo seu comentário, nosso caro leitor!

      É com muito apreço que lemos o que nos escreveu. É pela satisfação de quem nos lê que damos o nosso máximo na pesquisa e oferta de imagens. E ver reconhecido o nosso esforço é muito recompensador. Esperamos que tenha encontrado soluções à sua medida!

      Atenciosamente,
      A equipe Lar DeCoração

      Resposta
  • Pingback: Faça-você-mesmo a Divisão de Espaços – Soluções para Casas Pequenas

  • julho 19, 2016 em 13:43
    Permalink

    Fantástico esse site, já me deu várias idéias funcionais, acessíveis além de lindas pra imobiliar meu apartamento…estão de parabéns.

    Resposta
    • julho 20, 2016 em 15:19
      Permalink

      Muito obrigado pelo seu comentário, querida leitora Mônica! O reconhecimento dos nossos leitores não tem preço e enche nosso coração.
      Esperamos continuar a ajudar as pessoas a transformarem suas casas e a tirarem o melhor partido delas! Seja sempre bem-vinda!

      A equipa,
      Lar DeCoração

      Resposta
  • setembro 28, 2016 em 01:09
    Permalink

    Eu simplesmente amei a visita que fiz a vosso site , é de muito bom gosto e inspiradora as ideias expostas. Eu tenho muitas caixas e malas e mudei-me de um apartamento dois quartos para um estúdio onde pretendo separar os ambientes quarto e sala de forma bonita e aconchegante , não sei como poderei conseguir este milagre , uma vez que o cômodo no todo mede 5.5 x 3,5 e ja tem um guarda roupa 3 portas pequeno, 2 cômodas de 90 cm alt x 50 L x 1,0 compr. , uma cama casal normal, uma estante de 1,10 x 1,70 , e uma arca baú de 1,0 x 1,0 x 60 . Gostaria se for possível, que me possam orientar por e mail em como organizar este ambiente com o que ja tem no espaço e com cortinas pôs não sei o fazer . Muitos parabéns pelo trabalho que nos apresentam, e obrigada .

    Resposta
    • setembro 29, 2016 em 19:26
      Permalink

      Muito obrigada pelo seu comentário e contacto, cara Eliana. É um prazer poder agradar a nossos leitores.
      Apesar de não fazermos aconselhamento e projeto, tentaremos ajudá-la no melhor que conseguirmos, reunindo para si umas quantas ideias que se apliquem ao seu estúdio e enviaremos por email, tal como nos pediu. Mais uma vez, muito obrigada!

      Resposta
  • Janeiro 31, 2017 em 22:57
    Permalink

    Diversidade e muito bom gosto nas idéias aqui apresentadas. Parabéns.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *