DIY: Luminária de Design Incrível – Uma Nuvem de Luz


Neste artigo trazemos uma das propostas DIY – Do it Yourself  (faça você mesmo) – mais interessantes e impressionantes em que já esbarrámos pela web fora: uma luminária em formato de nuvem.

Este DIY combina a originalidade, facilidade de execução, um preço low cost e um resultado digno duma verdadeira luminária de designer.

Richard Clarkson é o designer por detrás desta ideia, e um exemplar custa 3,360.00 dólares americanos, ver aqui. Claro que a nossa proposta é bem mais barata, podendo ficar por menos de 320 reais.

O que precisa:

  • materiais uma lanterna japonesa ou um lampião de papel branco e grande;
  • duas lanternas japonesas mais pequenas (ou as que desejar, para dar o formato que queira à nuvem);
  • enchimento de algodão;
  • cadeia de luzinhas LED ou uma lampada luz branca LED (tem de ser mesmo com LED, já que com outro tipo poderá aquecer demasiado e pegar fogo, cuidado);
  • ganchos com rosca;
  • buchas;
  • linha de pesca (ou fio de nylon);
  • Cola em Spray 77 3M( também pode usar uma pistola de cola quente, mas aconselhamos algo mais forte);

 

  1. Comece por colocar os ganchos com roscas nas duas lanternas mais pequenas, onde mais tarde as luzes serão penduradas;
  2. Agora cole as duas bolas nas partes laterais da lanterna/ lampião grande (lembre-se de que os ganchos roscados estão no lado superior). As bolas não têm que ficar à mesma altura, porém essa decisão é sua. Assegure-se de que a cola está seca antes de avançar para o passo seguinte.
  3. O passo seguinte é colar a cadeia de luzinhas LED pelas lanternas japonesas e quando a cola estiver seca, é a altura de começar a tratar da cobertura de algodão! Vá passando a cola e coloque no algodão – peça por peça visto que a cola seca muito rapidamente. Quando a lâmpada estiver toda coberta com algodão pegue numa lanterna e segure-a no lampião grande – se houver algumas partes que não estejam bem cobertas estas ficarão expostas.colagem luzes

  4. Para obter o efeito de neve ou chuva sob a nuvem deverá pendurá-la já no teto. Assim, ate o fio de pesca aos dois ganchos roscados e à alavanca do lampião e, depois, faça um laço (uma volta) nas extremidades do fio. Faça três buracos no teto, coloque as buchas e os três ganchos roscados. Depois pendure a lâmpada pondo os laços nos ganchos.
  5. A parte mais complicada vem agora – fixar as cadeias de luzinhas por baixo da nuvem. A primeira coisa que se faz é colar as luzinhas em várias linhas de 2, 3 ou 4 luzes. Isto dá a impressão que a neve está realmente a cair.
  6. A cadeia de luzinhas colada precisa de ficar um pouco melhor fixada do que unicamente com cola quente. Use um fixador de cabos para atar a cadeia às varas de madeira no lampião grande (pode vê-la bastante bem na figura 6). É muito fácil puxá-la através do papel do lampião embora tenha que encontrar o seu percurso através do algodão. Esconda o cabo dentro do algodão e não se preocupe se, ao fazê-lo, parte dela se desligar – não é nada que não possa ser corrigido. Dependendo se as cadeias forem alimentadas a pilhas ou se precisarem de energia elétrica, coloque o adaptador dentro do lampião ou envolva o cabo em torno de um dos mantos de neve para não afrouxar. Se as cadeias estiverem fixadas pode continuar a moldar um pouco mais a nuvem, se assim desejar, e é tudo.




 

fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *