Evite os Erros que fazem uma Casa parecer Desarrumada


Não basta ser organizado e ter tudo no lugar para que  a sua casa ou apartamento tenha um aspecto arrumado e aprazível. Há sempre forma de melhorar e nós decidimos dar uma ajuda, mostrando para você os erros comuns que muitos de nós fazemos, de forma a evitá-los. Vai ver a sua casa ou apartamento se tornar num lugar ainda melhor para viver!

Erros comuns na decoração e organização da casa

Mobiliário encostado às paredes

Temos sempre a tendência de encostar a mobília às paredes para tornar a divisória mais ampla e facilitar a circulação nele, mas no entanto, é muito comum que se comece a preencher o espaço vazio que fica no meio com outras peças como mesinhas e afins, dando uma desagradável sensação de claustrofobia.

Arrisque meter o mobiliário no meio da divisória e veja o que esta fácil e rápida alteração pode fazer  de bom pelo ambiente.

Mobiliário encostado às paredes ou centrado - erros a evitar na decoração e arrumação de casas e apartamentos     

Veja estes bons exemplos: 

como dispor o seu mobiliário de forma a ter casa com aspeto mais arrumado - como decorar sala

 

Paredes muito despidas  ou muito preenchidas

Por mais que ter paredes com pouca coisa nelas pareça tentador no sentido de manter o espaço o mais clean e minimalista possível, isto pode ser contraproducente. O adequado está no meio: nem paredes muito despidas, nem muito cheias de coisas, dando uma sensação acolhedora a quem entra na divisória.

Como decorar paredes com quadros - evitar paredes muito nuas despidas  Como decorar paredes com arte - Como evitar que casa pareça desarrumada

Parede decorada com excesso de Quadros - erros a evitar para ter uma casa arrumada  Bom equilíbrio na decoração de parede - como tornar sua casa arrumada

Como organizar a decoracao de parede - como dispor quadros numa parede

O equilíbrio de que falamos pode parecer difícil de atingir pois quem define quando basta? O melhor é a sua própria impressão quando entra no cômodo: se se sente num ambiente aconchegante ou, pelo contrário, num ambiente confuso e claustrofóbico. Afinal de contas, é quem vive na casa que passa mais tempo nela, e portanto quem precisa de se sentir bem com o seu recheio e decoração.

O tamanho das peças também deve ser ajustado ao local onde as vai pendurar.

como a sua decoração pode fazer a sua casa parecer desarrumada - evite estes erros na hora de pendurar quadros

 

Como decorar uma parede com quadros - regras para evitar erros

Para a/o ajudar nesta tarefa, faça sempre experiências na hora de pendurar os quadros e outros objectos na parede. Não saia furando sem antes ter uma ideia de como ficará a disposição das coisas na parede em questão.  Ora veja:

Como organizar quadros numa parede - experimentar disposições antes de pendurar

como dispor quadros na parede - experimentar antes de pregar

 

Decoração de parede – altura errada e mau enquadramento

Não interessa se vai optar por retratos, peças de arte, quadros…ou uma mistura de todos. Independentemente da sua escolha, o local, a altura e a disposição deles nas paredes influencia, em muito, o ambiente da divisória. Assim, é importante evitar erros na altura de os pendurar. Deixamos aqui também várias dicas…ora veja:

  • não precisa necessariamente de pendurar as peças centradas numa parede, mas sim ajustá-las ao mobiliário presente
  • dado que um quadro ou peça de arte é um ponto de atenção numa divisória, pendure-os ao nível dos olhos, e não a uma altura muito elevada
  • uma regra muito utilizada – pendurar até 20-25 cm acima da mobília e a cerca de 1,50 m do chão

Decorar paredes - inovar com plantas

como colocar quadros e decoração na parede - não precisa estar tudo centrado

 

Altura a que se deve pendurar Quadros - Dicas para uma casa arrumada

 

Porta do refrigerador coberta de coisas

Este é um dos erros mais comuns…já que dá para colocar íman (magneto), a gente acaba usando a porta da geladeira para meter toda aquela lembrança de viagem, ou para agarrar recado importante. O problema é que quando a gente dá conta, a bagunça já se instalou. E como o refrigerador é, por norma, a peça destaque da cozinha, tê-lo atolado de coisas fará a divisória parecer desarrumada. Assim, evite usar a porta do refrigerador como sua central de notas, mantendo-a livre. Vai ver que diferença faz…sentirá sua mente mais limpa!

Como manter cozinha arrumada - evitar ter o refrigerador cheio de recados

Como manter cozinha arrumada - antes e depois de refrigerador ou geladeira com aspeto clean

 

Cortinas demasiado compridas

É certo que as cortinas devem tocar o chão, mas muito tecido a acumular no final destas dá um aspecto desmazelado à zona, fazendo parecer que estas não foram compradas ou feitas à medida para o local em questão. Cerca de 1 a 1,5cm a mais de cortina é o ideal – as cortinas devem “beijar” o chão e não muito mais do que isso!

Erros que fazem casa parecer desarrumada - Evite cortinas muito compridas  Comprimento adequado de cortinas para janelas - como ter a sua casa arrumada

Bancada da Cozinha muito preenchida

Evite ter muitas coisas em cima da bancada da sua cozinha, para não dar um aspecto desleixado. Em cima da bancada tenha apenas as coisas que usa numa base diária. Tudo o resto, se possível, mantenha ao alcance mas arrumado dentro de um armário, gaveta ou despensa.

Antes e depois - Arrumar a bancada da cozinha   Cozinha antes e depois - como tornar sua cozinha mais arrumada

Outros bons exemplos:

  Cozinha arrumada - como manter sua bancada de cozinha com aspeto arrumado e organizado     como tornar sua cozinha mais arrumada - ideias de arrumação para bancada de cozinha

Como manter cozinha arrumada - manter bancada livre de muita coisa

como manter cozinha com aspeto organizado e arrumado - evitar ter bancadas com muitas coisas

Esperemos que tenha gostado desta nossa selecção de ideias e dicas simples para ter uma casa com aspecto mais arrumado e agradável a quem vive nela. Se quiser explorar mais ideias para lhe ajudar a manter a sua casa arrumada e organizada, dê uma olhadela a outros nossos artigos dentro da mesma temática, como Como Organizar e Arrumar a sua Casa – Os Melhores Truques para o Sucesso, e ainda  Organização da Casa – Ideias Originais de Arrumação.

Até à próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *