FANTÁSTICAS ideias de CABECEIRAS de CAMA – FOTOS e DICAS para escolher a cabeceira perfeita!

Neste artigo você vai poder:cabeceira de cama feita com materiais vários

– saber quais os fatores a considerar na escolha da cabeceira da sua cama;

– conhecer os diferentes tipos de cabeceira de cama existentes no mercado;

– aceder a uma galeria bem completa de imagens de cabeceiras atuais e originais;

se inspirar a fazer você mesmo a sua cabeceira de cama com as nossas ideias bem originais de cabeceiras customizadas e modelos “faça-você-mesmo”.


Mudou de casa e tem que decidir que decoração dar ao seu novo quarto de dormir? Ou quer apenas renovar o visual do seu quarto ou dos seus filhos? Uma cabeceira de cama nova e bem diferente pode ser o ingrediente-chave para o conseguir.

A cama e a cabeceira da cama são os elementos centrais de um quarto, captando a maior parte da atenção quando se entra nesta divisória. As cabeceiras de cama são das melhores formas de adicionar um toque distintivo e pessoal ao seu quarto de dormir. Como tal, a escolha da cabeceira deve ser bem pensada, tendo em conta o uso que quer fazer dela – se apenas para fins estéticos, ou se também para fins funcionais como utilizá-la como recosto (para ler ou ver televisão).

    

Neste artigo, facilitamos-lhe o processo de escolha da cabeceira de cama ideal, relembrando-lhe todos os fatores importantes que deve ter em conta. Partilhamos consigo também vários exemplos de cabeceiras de cama originais e diferentes, e ainda mostramos como é fácil fazer a sua própria cabeceira de cama costumizada e perfeita para o seu quarto, sem gastar muito dinheiro! Não perca mais tempo, aqui vai…

 

Fatores a ter em conta na escolha da cabeceira de cama

São vários os fatores a considerar quando for para escolher a cabeceira de cama ideal para o seu quarto. Na hora da compra, não pensar nestes detalhes importantes pode fazer-lhe arrepender da sua escolha mais tarde.

processo de decisão - que cabeceira escolher       casal em loja a escolher cama

 

Usabilidade versus design

Para que funções quer a sua cabeceira de cama?

– se for apenas como elemento decorativo da sua cama e quarto de dormir, muitos são os formatos e materiais que pode escolher, que podem ir desde cabeceiras de ferro a cabeceiras pintadas na própria parede, ou até telas servindo de cabeceira bem original;

cabeceira de cama feita com washi tape  cabeceira de ferro branca classica  cabeceira alta de madeira trabalhada

Cabeceiras feitas de metal ou de madeira conseguem certamente notoriedade, mas não oferecem o conforto e o apoio que as cabeceiras alcochoadas ou estofadas dão.

– se, por exemplo, usa a sua cama para se recostar e ver televisão ou ler, é aconselhável que opte por uma feita de materiais confortáveis – exemplo disso são as cabeceiras de cama acolchoadas ou estofadas – e escolha a altura adequada para dar um bom apoio às suas costas. Neste caso, dado que se vai encostar frequentemente à cabeceira, é bom que pense na parte prática da manutenção e limpeza, ou seja, escolher materiais resistentes e duráveis, bem como laváveis e de cores mais escuras para poder disfarçar eventuais manchas;

cabeceira de cama confortável para casal ver televisão   Rapaz a usar o laptop deitado na cama com sua companheira

 

Harmonia com o resto do quarto

No caso de estar a começar do zero na decoração do seu quarto de dormir, a escolha da cabeceira não precisa de se harmonizar com a decoração restante, já que ela pode ainda nem existir. A ter em conta na escolha será essencialmente o tamanho da divisória, e a partir daí a cabeceira pode servir de mote para o resto da decoração de quarto.

Mas se for substituir uma cabeceira de cama numa decoração de quarto já existente, aí já terá que escolher um modelo de cabeceira de cama que combine com o resto da decoração, estando em harmonia com as cores, estilos e materiais utilizados. Por exemplo:

– se a parede que for receber a cabeceira estiver revestida com papel de parede, a melhor escolha será um modelo neutro, de apenas uma cor, para não entrar em conflito com os motivos do papel;

quarto com papel de parede e cabeceira simples 2   quarto com papel de parede e cabeceira simples

   quarto com papel de parede e cabeceira simples 5

– se a parede, pelo contrário, estiver pintada uniformemente com apenas uma cor, a cabeceira já poderá ter um estampado ou motivos, ou ser feita de materiais vários.

 cabeceira de cama elevada com pintura de formas geométricas   cabeceira de cama com manta de motivos

cabeceira de cama personalizada com letras   cabeceira de cama feita de portadas com tecido

 

Cabeceira Fixa ou Livre

No caso de estar a comprar a cama também, pode sempre optar por comprar cama com cabeceira já incorporada. Assim é garantido que não há diferenças nas medidas nem nos materiais de composição ou revestimento, e poderá sair-lhe mais barato do que comprar a cabeceira e a cama em separado.

cama inteira com cabeceira   cama com cabeceira incorporada

O inconveniente desta opção é que terá muito menos opções de cabeceiras para escolher, e terá de mudar a cama também sempre que queira mudar a cabeceira.

Mas se tiver cama tipo box (também conhecida como cama divã ou sommier), e apenas estiver à procura de uma cabeceira livre que possa adicionar à cama existente, aí o caso muda de figura e o número de opções e modelos que tem à sua disposição dispara!

Também será muito mais fácil trocar de cabeceira de cama sempre que lhe apetecer variar o look de decoração do seu quarto.

caixa tipo box

Na hora de comprar uma cabeceira para uma cama já existente em casa, tenha sempre consigo as medidas da cama e do espaço disponível no quarto para garantir que tudo encaixa na perfeição.

Vai que sai comprando uma cabeceira de cama, sem saber se cabe e se ajusta ao seu quarto, e acontece não servir? Vai ser bem chato devolver a coisa!

 

Dimensões (Altura e Largura)

Tenha sempre em conta a altura da pessoa ou pessoas que vão utilizar a cama, na escolha das dimensões da cabeceira. Pessoas mais altas podem precisar de cabeceiras maiores do que o habitual para se poderem recostar, e as crianças não precisam certamente de cabeceiras tão altas como as dos adultos.

Em termos gerais, se a cama tiver os típicos 60 cm de altura, a cabeceira deve ter idealmente 90 cm a 1,10 m de altura, para permitir que o proprietário possa sentar-se na cama e se recostar na cabeceira para ver televisão, ver algo no laptop ou fazer uma leitura.

Tendo em conta o espaço disponível e o estilo que quer alcançar com a decoração do seu quarto, isso também poderá influenciar as dimensões da cabeceira escolhida. Por exemplo, uma cabeceira de cama mais larga que a cama consegue criar um ambiente actual e sofisticado. As cabeceiras mais altas são normalmente cabeceiras de estilo mais clássico, e as cabeceiras baixas e horizontais conseguem criar  ambientes mais modernos.

   

No caso da decoração de um quarto pequeno, não se deve exagerar na altura da cabeceira, para não roubar espaço visual à divisão. Há sempre a possibilidade de optar por improvisar uma cabeceira pintada na parede, com stencil ou papel de parede, em quartos realmente pequenos.

cabeceira de cama pintada com stencil - creme com linhas rectas  cabeceira de cama pintada com stencil - pretaccom linhas rectas

 

Composição – materiais e revestimento

Em termos de higiene e limpeza, os materiais de eleição são a madeira e o couro (pode optar por couro ecológico), ou os tecidos sintéticos laváveis, para quem não gosta dos primeiros. Há também a possibilidade de mistura de materiais diferentes para aumentar o conforto da cabeceira, como por exemplo acolchoar zonas de uma cabeceira de madeira.

Se o conforto for a palavra de ordem para si, nada melhor que cabeceiras de cama acolchoadas ou estofadas. Existem imensas opções no mercado, e pode sempre mandar fazer a sua cabeceira acolchoada à medida, com os materiais de revestimento que preferir, podendo ousar na escolha das cores, padrões e de relevos – com planejamento, terá uma cabeceira única e que pode ficar bem original.

upholstered-headboards-as-good-idea-for-easy-on-the-eye-design-with-contemporary-Bedroom-at-hiimab_com-50    cabeceira de cama acolchoada

Se optar por cabeceiras de couro, irá certamente conseguir um look moderno para o seu quarto. Mas não se esqueça que o couro pode ser frio, e vai acabar precisando de almofadas adicionais para contornar esse inconveniente.

cabeceira de cama alta de couro castanho   cabeceira de cama de couro camel

 

Não se esqueça da iluminação…

Se utiliza a sua cama para muito mais do que apenas dormir (ler, ver televisão, trabalhar no seu laptop, entre outras coisas), então a iluminação da sua cabeceira não deve ser descurada. Além da habitual iluminação proveniente dos candeeiros das mesinhas de cabeceira, pode sempre pensar em ter iluminação extra na própria cabeceira, como luminárias embutidas que auxiliam na leitura, possíveis no caso de cabeceiras planejadas de raiz, ou aplicação de leds.

Luzes com baixa intensidade aplicadas por trás das cabeceiras, quando acesas sozinhas, permitem criar um ambiente relaxante e envolvente. Muitas outras cabeceiras têm iluminação incorporada na sua estrutura e decoração, sendo esta responsável pelo toque especial da peça de mobiliário.

cabeceira de cama com iluminação incorporada    cabeceira de cama com luz incorporada

cabeceira de cama branca com luz incorporada  

 

MANDE FAZER ou FAÇA-VOCÊ-MESMO e ganhe uma CABECEIRA DE CAMA ÚNICA!

É sempre mais fácil optar por algo já feito e pronto a usar, e nas cabeceiras de cama não é exceção. Existem realmente no mercado inúmeros modelos, que conseguem praticamente satisfazer todos os gostos. Mas a verdade é que uma cabeceira comprada pronta nunca vai ter a mesma graça que uma cabeceira feita à medida, especialmente para si mesmo, que incorpora o seu gosto e as suas necessidades!

Se tem possibilidade de planejar e mandar fazer a sua cabeceira de cama – em loja especializada de móveis à medida – porque não arriscar? Possivelmente vai poder escolher formato, dimensões, estilo, materiais e revestimentos, cores e outros aspectos da cabeceira.

Se o orçamento não lhe permite, neste momento, se dar ao luxo de a mandar fazer, então pense em meter as mãos à obra  e faça você mesmo a sua cabeceira de cama. Não é preciso ser um master na carpintaria e bricolage para fazer uma cabeceira bem bacana, e com muito menos dinheiro.

Assim, reveja igualmente todos os fatores a ter em conta na escolha da cabeceira ideal para si, que referimos anteriormente neste artigo, como que utilização lhe quer dar, que tipo de ambiente quer criar no seu quarto, que materiais gostaria de usar, e parta para a acção!

Faça um esboço da cabeceira de cama que quer para si! Antes do esboço, porém, é sempre bom dar uma boa vista de olhos pelas inúmeras ideias que abundam na internet. Reunimos especialmente para si as mais variadas ideias de cabeceiras de projetos faça-você-mesmo para lhe inspirar e facilitar a tarefa! Esperemos que goste e encontre aqui a cabeceira dos seus sonhos…

 

Portas ou janelas antigas

Paus de bamboo

Tábuas de madeira ou aproveitamento de paletes

Espelhos

Telas de pintura

Biombos

Cortinas

Almofadas

Pintadas  na parede – Stencils

Com arrumação incorporada

 De tecido

Com materiais diversos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *