FUROSHIKI – A forma mais original de embrulhar presente de Natal



embrulho de presente com técnica furoshikiCom o Natal à porta, nada melhor que tornar seus presentes inesquecíveis aos olhos de quem os vai receber. E para isso, não é preciso sair gastando rios de dinheiro…basta o detalhe certo para fazer destacar o seu presente. Pode começar pelo embrulho mesmo…vai ver que faz toda a diferença.

E é nesse sentido que pensámos em relembrar aqui uma das formas mais originais de embrulhar presentes, que usa apenas um quadrado de tecido – FUROSHIKI, a forma milenar de embrulhar que veio do Japão!

Já conhecida por alguns, esta forma de embalar é sem dúvida inesquecível e bem linda. Com as instruções certas, conseguirá aplicar facilmente esta técnica e os seus presentes serão o centro das atenções da noite de Natal. Experimente, porque apesar do Natal poder ser sempre que o homem quiser, esta época é bem especial e todos os pormenores contam.

formas diferentes de empregar a técnica furoshiki

Além disso, esta forma de embrulhar é super ecológica, pois o tecido utilizado (em substituição do tradicional papel, fita cola e lacinhos) é reutilizável (para outros presentes, e até para fazer uma sacola ou usar como lencinho). Numa época que se fala tanto em sustentabilidade e em diminuirmos a nossa pegada ecológica, nunca esta forma de embrulhar fez tanto sentido!

utilize e reutiize seu lencinho com furoshiki

Como pode ver, várias são as aplicações possíveis do FUROSHIKI.

Então vamos lá começar…
O primeiro passo de todos é saber dar o básico NÓ FUROSHIKI, usado em muitas etapas dos vários tipos de embrulho desta técnica. Deixamos aqui o passo-a-passo do nó.

nó básico do furoshiki

E para facilitar memorizar, achámos essa forma bem gira de explicar o nó que envolve o “coração” e a “razão”, da autoria de Sofia Nanka Kamatani, em Ecofuroshiki. Veja que legal…

nó do furoshiki por sofia kamatani

 

Mas se imagens ajudam, um vídeo pode tornar tudo ainda mais fácil…

 

Agora que já sabe fazer o nó básico do FUROSHIKI, passamos aos embrulhos. Começamos com o embrulho mais básico:

  1. Arranjar um quadrado de tecido de largura 3 a 4 vezes maior que a largura do objeto (presente /caixa / livro)  a embrulhar;
  2. Colocar o objeto no centro do tecido (posto em posição de losango), da forma que mostra na imagem;
  3. Juntar 2 pontas opostas e fazer o nó do Furoshiki;
  4. Com as pontas restantes, fazer novamente outro nó de Furoshiki…e ficou pronto!

esquema a explicar embrulho basico 2 nós de furoshiki   como fazer o básico embrulho de furoshiki com 2 nós

 

Outro embrulho simples, que leva apenas um nó de FUROSHIKI é o que lhe apresentamos de seguida:

embrulho básico de um nó furoshikipresentes com nó simples de furoshiki

 

Agora, como fazer o embrulho de um livro (ou de outra embalagem de dimensões parecidas) com FUROSHIKI:

  1. Colocar o livro no lenço furoshiki , mais próximo de uma das pontas;
  2. Dobrar essa ponta mais próxima sobre o livro, pegar na ponta oposta e passar sobre o livro, envolvendo-o até a ponta ficar por baixo do livro;
  3. Pegar nas duas pontas restantes, opostas, e entrelaçá-las;
  4. Virar a embalagem ao contrário e atar um nó com as mesmas pontas, que entretanto puxou para o outro lado.

embrulho de livro unico

 

Mas no caso de querer oferecer dois livros, ou transportar dois livros consigo, aí o caso muda de figura…veja como fazer embrulho FUROSHIKI para dois livros, que serve de sacola transportadora. Neste caso, o vídeo que deixamos de seguida é a melhor forma de explicar como conseguir este embrulho mala giríssimo para os seus livros:

como embrulhar dois livros com técnica furoshiki

 

Vídeo de técnica FUROSHIKI para embrulho de dois livros:

 

Outro presente muito habitual nas festividades é a garrafa de vinho, whisky ou de outra bebida. Nada melhor que um embrulho com FUROSHIKI para garrafas, para tornar este presente ainda mais especial. Além disso, pode sempre utilizar esta técnica de embrulho para facilitar o transporte de garrafas sempre que for a casa de amigos e levar a bebida. Mais uma vez, neste embrulho, há técnica de embrulho para uma garrafa e técnica de embrulho para duas garrafas, conforme a necessidade. Olhe que legal:

embrulhar uma garrafa com furoshiki    embrulho duplo de garrafa com furoshiki

Técnica de embrulho para uma garrafa:

forma de embrulhar uma garrafa com furoshiki

Técnica de embrulho para duas garrafas:

como embrulhar duas garrafas com furoshiki

Veja também, em vídeo, as 3 formas diferentes de usar o Furoshiki para embrulhar 2 garrafas, que queira oferecer ou simplesmente transportar consigo para casa ou para um jantar em casa de amigos ou família:

 

E por último, apesar de muitas mais aplicações do FUROSHIKI, que queremos vos trazer em próximos artigos sobre o tema, deixamos ainda a técnica de fazer uma sacola simples, para transportar o que quiser:

 

como fazer sacola básica com técnica furoshiki

passo a passo de como fazer sacola com furoshiki

E não se esqueça que, a cada presente que decidir personalizar com embrulho FUROSHIKI, pode ainda dar um toque especial, só seu. Ficam as ideias extra…

presente embalado com furoshiki e adornado com flores   pormenor de embrulho furoshiki

personalização de embrulho furoshiki   como tornar mais especial seu embrulho furoshiki

 

Agora, é meter as suas mãos ao trabalho e a imaginação a funcionar, e vai ver que os seus embrulhos FUROSHIKI vão fazer sucesso esta consoada. E brevemente, muito brevemente partilharemos mais ideias bem giras com FUROSHIKI. Ora, veja…

Furoshiki_02mais ideias furoshiki

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *