Tela de proteção para janelas – A segurança dos seus primeiro!


Uma casa ou apartamento pode apresentar vários riscos de segurança para os seus habitantes, especialmente se tiver crianças, adultos de idade avançada e com problemas de mobilidade, e animais de estimação.

As telas de proteção (ou também conhecidas como redes de proteção) são uma das respostas para proteger de eventuais quedas, desequilíbrios e “aventuras exploratórias” da criançada, do seu gato ou cão. Uma pessoa com idade avançada também pode já não apresentar o equilíbrio e a agilidade de outrora, podendo correr riscos de queda junto de janelas e vãos de escada. Para não falar que também costumam acontecer quedas de adultos na limpeza de vidros da janela ou em atividades de manutenção da mesma.

telas de protecao de janelas para impedir queda de criança                 janela com tela de protecao para gato

Dado que as janelas são pontos importantes de entrada e circulação de ar de um apartamento, com telas para janelas poderá mantê-las abertas sempre que quiser, sem ter que se preocupar nem correr riscos desnecessários.

Uma tela de proteção para janela é uma forma fácil, rápida e económica de tornar mais seguras as janelas da sua casa.

redes e telas de protecao para janelas

Porquê uma tela de proteção? Quando a instalar?

– Questões de SEGURANÇA para a FAMÍLIA e ANIMAIS

Sempre que existirem crianças pequenas em casa, animais de estimação, ou membros mais idosos que possam sofrer de desequilíbrio ou com dificuldades de mobilidade, é importante avaliar os riscos e ponderar seriamente a colocação de uma tela de proteção de janela ou até de outra zona de perigo, como um vão de escada.

proteja os seus filhos - coloque redes de proteção para evitar quedas        perigo de queda para gato em janela sem protecao

Assim, pense se há possibilidade de acesso fácil à janela ou zona de perigo? Não se esqueça que no caso das crianças e dos animais, qualquer objeto (cadeira, puff, mesinha, caixa, móvel…) pode servir de forma de acesso à janela desprotegida, que parecia estar fora do alcance.

 Se ainda tem dúvidas se deve ou não instalar uma rede de proteção em sua casa, lembre-se que mais vale prevenir que remediar. Em matérias de proteção da sua família, não vale a pena correr riscos.

Dentro das telas de proteção instaladas por causa de animais, as telas de proteção para gatos são as mais colocadas, por estes bichanos serem muito atrevidos e exploradores – adoram saltar e empoleirar-se em estantes, janelas e varandas.

 

– Para IMPEDIR A ENTRADA de animais e visitas indesejadas

Redes de proteção também assumem outras funções, como impedir a fácil entrada de animais indesejados (pássaros, morcegos, ratos e outros animais selvagens, ou até animais dos vizinhos), dificultando também a entrada a pessoas estranhas, podendo reduzir o risco de roubos.

rede de protecao para impedir entrada de morcego        tela de protecao para delimitar zona de acesso aos pets

 

– Tem VANTAGENS adicionais sobre outras formas de proteção

As telas (redes) de proteção são uma boa alternativa às grades de ferro ou alumínio, pelas seguintes vantagens:

– dão segurança sem interferir com a arquitetura do prédio;

– são facilmente instaladas;

– de elevada resistência e conseguem suportar grandes pesos, se instaladas adequadamente  (por profissionais qualificados);

– podem ser removidas facilmente a qualquer altura;

– o investimento é menor que noutras alternativas.

 

redes de protecao discretas em fachadas de predios

 

elevada resistencia das telas de proteção de janela e varanda     telas de protecao para janelas e sacadas para proteção de gatos

 

Tipos de telas de proteção – qual a melhor opção para o que você precisa

As redes das telas de proteção têm a possibilidade de serem fabricadas nas mais diversas cores, permitindo que combinem com a cor dos caixilhos das suas janelas ou com o material da estrutura de metal da sua varanda ou sacada. Consoante a cor escolhida e dada a sua fina malha, podem ser praticamente invisíveis, não perturbando a estética do local.

Feitas de materiais de elevada resistência à tensão e ao clima, fornecem segurança e proteção para toda a família.

As redes de proteção são feitas em polietileno ou poliamida (nylon). Cada um destes compostos apresenta propriedades próprias.

A rede de POLIETILENO tem uma aparência plástica e apresenta uma impermeabilização e elevada resistência à ação do clima e do passar do tempo. Dado este material tem igual (resistência) à tração que o aço, é uma boa escolha para as telas de proteção de janelas e balcões (varandas e sacadas).

A rede feita de POLIAMIDA faz lembrar tecido, o que a torna não impermeável e lhe reduz a resistência aos efeitos do clima. Assim, costuma durar menos tempo, e por isso é mais aconselhada para uso dentro de casa, onde estará mais protegida. Mas não quer dizer que não possa ser usada em janelas e sacadas, apenas não é a escolha ideal. Por exemplo, pode ser usada para proteger zonas com risco dentro de casa, como as zonas de escadas.

 

Comprar a tela de proteção– o que ter em conta na escolha da rede e do fornecedor

O preço das telas de proteção vai depender de vários factores, tais como o tipo de composição da malha que escolher (polietileno ou poliamida (nylon)), o diâmetro do fio da malha e do fornecedor.

Quando decidir instalar uma tela de proteção em sua casa, seja em janela, porta ou varanda, é importante que faça uma pesquisa sobre fornecedores (e instaladores) desse tipo de rede que existam na sua área de residência. Normalmente os fornecedores também fazem a instalação.

material de colocacao de redes de protecao

Escolha apenas fornecedores que revendam marcas de redes e cordas de proteção com garantia ISO e certificados de qualidade dos fios e das cordas.

Na escolha da rede de proteção é também importante ter em conta a sua necessidade de ter a rede como proteção em termos de anos e a durabilidade da própria rede – por exemplo, a marca Equiplex assume ter vida útil de 6 anos enquanto que a marca Fio Tensor assume ter 10 anos de vida útil. Em termos de garantia, esta pode variar, consoante a marca, normalmente entre 3 e 5 anos.

Diferentes fornecedores poderão praticar diferentes preços ao nível do metro quadrado de rede instalado, e como tal é aconselhável que peça vários orçamentos, para que possa fazer a sua escolha. Na sua escolha, tenha em consideração as empresas recomendadas pelos critérios de segurança e possuir documentação de testes de resistência. O metro quadrado colocado varia normalmente entre 20 e os 40 reais (5 a 10 euros). Basta fazer as contas aos metros quadrados que vai necessitar e terá logo uma ideia do que irá provavelmente gastar.

orcamento de colocacao de rede de protecao

 

Outros locais para uso de telas de protecção

Para além de servirem de segurança para janelas, como já referimos anteriormente, também se aplicam redes de segurança noutros locais da casa, ou até em zonas exteriores. Exemplos disso é a aplicação de:

– telas de proteção em portas – impedir a saída para o exterior por parte de crianças e animais domésticos ou entrada dentro de casa de animais selvagens (morcegos, pássaros, roedores, entre outros). Pode também ser aplicada dentro de casa, para impedir a passagem entre zonas;

telas de protecção em escadas – as escadas representam outro perigo por causa do risco de queda, especialmente para animais de pequeno porte e crianças. Existem várias hipóteses de colocação para impedir os acidentes associados às escadas;

lance de escada com rede protetora de queda      tela protetora de queda em lance de escada de predio

tela de protecao em escada      rede de protecao em escafda irregular com degraus suspensos

telas de proteção em piscinas – se tiver piscina e criança ou animal em casa, a instalação de um meio de proteção para que não aconteçam acidentes e perigo de afogamento é imprescindível /obrigatória. A rede de proteção pode ser uma das opções escolhidas para eliminar este perigo;

criancas brincando em cima de rede de seguranca de piscina - prevencao do afogamento   tela de protecao em rede instalada em piscina

cobertura de irregularidades da piscina com rede de protecao   seguranca para seu filho bebe com rede de seguranca em piscina

Telas de proteção para quadras esportivas – este tipo de rede é também amplamente utilizado em instalações desportivas, para cobertura. Como este tipo de utilização de rede de proteção não é o escopo do nosso artigo, não nos alongaremos mais sobre ele.

campo com redes

 

Agora só lhe resta partir para a ação: escolher o tipo de rede de proteção que mais lhe convém, pedir uns orçamentos, escolher o fornecedor e instalador e colocar um ponto final na sua preocupação. Uma vez colocada a tela de proteção, vai ficar muito mais descansado/a pois a sua família não correrá mais esse perigo. Porque a vida merece ser vivida, e quanto menos preocupações e problemas ela tiver, melhor!

3 comentários em “Tela de proteção para janelas – A segurança dos seus primeiro!

  • setembro 7, 2016 em 20:11
    Permalink

    Somos uma empresa especializada em instalação de redes de proteção contra quedas, que podem ser instaladas em variados espaços. As redes de polietileno são a melhor solução para prevenir acidentes, pois possuem grande resistência e durabilidade, além de serem discretas e garantirem boa visibilidade e ventilação no ambiente.
    Ligue 933 30 50 70 Portugal – protegelar.pt

    Resposta
  • outubro 7, 2016 em 12:27
    Permalink

    Artigo muito interessante para aqueles que temos filhos pequenhos. Também é importante falar que as janelas tem um impacto sobre nossas vidas diárias, porque as janelas do pvc permitem ter uma temperatura ambiente ótima é ao ser do pvc não requer um uso excessivo de ar condicionado em verão por exemplo. Porém, o uso de recursos naturais e menor e asim cuidamos do meio ambiente.

    Vocês pode encontrar mais informações sobre o assunto aqui

    http://www.janelaskommerling.pt/janelas/

    Resposta
  • outubro 13, 2016 em 14:41
    Permalink

    Adorei os esclarecimentos!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *